Se devemos apoiar algum lado do
conflito Israel-Palestina
SPES
E parece que sim.
1) Porque Israel é um estado constituído que sofre
ataques terroristas dos palestinos.
2) Não por isso, senão porque os palestinos tiveram
seu território invadido pelos israelenses – precisamente para que se
constituísse o estado de Israel – e porque sofrem contínua opressão
econômico-política da parte deste.
3) Ademais, o povo judeu não reconheceu o Messias,
para cujo engendramento pela carne fora eleito.
Mas, em
sentido contrário, e do mesmo ângulo natural, não é justo em hipótese
alguma nenhum ato terrorista, que é sempre crime de guerra; mas tampouco é
justa nenhuma opressão grave a outro estado ou povo. Por ambos estes motivos,
portanto, não devemos apoiar nenhum dos lados do conflito em questão.
Resposta. O
argumento em sentido contrário é
suficiente para que não apoiemos nenhum dos lados do referido conflito.
Acrescente-se apenas o seguinte:
a) A Palestina também já se constituiu em estado.
b) Arguir a origem injusta de um estado não é
suficiente para que se negue sua legitimidade. Se o fosse, não só Israel e a
Palestina não seriam, ambos, estados legítimos, senão que tampouco o seria nenhum
estado europeu (todos resultantes de ocupações desde o Império Romano, passando
pelas invasões bárbaras, etc.), nem nenhum estado ibero-americano, etc.
Do ângulo teológico, há que acrescentar que ambos
os povos, o judeu e o palestino, são culpáveis, ainda que em grau diverso,
porque, com efeito, o povo judeu não reconheceu o Messias para gerar o qual
justamente fora eleito. Não é possível porém esquecer a multidão de cristãos
martirizados por muçulmanos em todo o Oriente Médio.
Devemos pois os católicos, antes de tudo, rezar por
nossos irmãos de fé no Oriente Médio, e envidar todos os esforços possíveis
para minorar-lhes as penas. Depois, rezar pelas próprias vítimas do conflito
israelense-palestino, pedindo a Deus que exerça também sobre elas sua imperscrutável
Misericórdia. E, por fim, rezar porque o povo judeu enfim se converta ao
Messias, o que sabemos por fé será a antecâmara da ansiada Parusia.
E parece que com isso se refutam as objeções.
E parece que sim.
FUENTE: SPES
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